A arquitetura SOA e os sistemas complexos

A arquitetura SOA está ganhando destaque quando o assunto é sistema complexo. Saiba o porquê: 

As infraestruturas mais complexas estão surgindo de todas as maneiras possíveis. Ainda assim, precisamos manter a TI cada vez mais próxima dos negócios, como um setor que participa estrategicamente das decisões. Mas como unir essas duas características? Em meio às complexidades, existe um tipo de arquitetura que se encaixa perfeitamente nesse meio: a arquitetura SOA – ou arquitetura orientada a serviços. 

As corporações geralmente possuem departamentos bem definidos, separados. Mas a colaboração está se fazendo cada vez mais presente – principalmente em momentos de crise. É preciso integrar todos para que as inovações surjam, mas parece que a TI continua sendo um impasse. Entretanto, a arquitetura orientada a serviços tem como objetivo justamente a integração das aplicações, possibilitando uma maior flexibilidade para mudanças e o suporte para serviços independentes de plataformas e protocolos. Em resumo, a SOA funciona como um verdadeiro coringa de integração. 

São diversas as vantagens dessa arquitetura para as empresas. Aqui citamos algumas delas: 

  • Agilidade para atender novas demandas 

Posto que não é preciso mobilizar todo um setor para implementar uma pequena movimentação no sistema. 

  • Flexibilidade nas mudanças 

A arquitetura do tipo SOA suporta diferentes linguagens de programação em um mesmo sistema, por exemplo. Isso garante mais flexibilidade na hora de novas implementações. 

A arquitetura SOA foca na construção e na disponibilização de serviços de negócio, na evitação da replicação de dados, reuso e facilidade de manutenção de sistemas. Mas ainda assim, é preciso analisar se o sistema é realmente complexo para que a implementação seja feita de maneira efetiva. Afinal, é possível que, sem essa prerrogativa, a efetividade dessa arquitetura não seja um destaque. Além disso, antes de aderir à arquitetura SOA, é preciso garantir um servidor e uma rede com ótima performance, para que a infraestrutura funcione de forma veloz. 

Portanto, para realizar uma implementação de barramento SOA, saiba que será preciso analisar inicialmente seu sistema e compreendê-lo, a fim de realizar uma transição eficaz. Para isso, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar com essa arquitetura que visa facilitar o gerenciamento de sistemas complexos.