Computação em nuvem: híbrida e multicloud

A computação em nuvem está ganhando cada vez mais espaço. Com a explosão do coronavírus pelo mundo, a nuvem se mostrou como uma alternativa ainda mais interessante para flexibilizar diversos modelos de trabalho. Nessa discussão, surgem duas maneiras de se trabalhar: nuvem híbrida e multicloud. Mas você sabe quais os benefícios de cada uma delas?  

É importante destacar, primeiramente, que não se trata da mesma coisa. A nuvem híbrida é um dos modelos mais utilizados pelas empresas de grande porte, que utilizam, em um único ambiente, a nuvem pública e a privada (por isso seu nome “híbrida”). Já o multicloud é uma tendência mais recente, que trata de um ambiente formado por diversas nuvens públicas, com fornecedores diferentes. A ideia é aproveitar o melhor que cada fornecedor tem a oferecer. 

Mas como escolher entre a nuvem híbrida e a multicloud? 

Para garantir uma computação em nuvem que realmente resolva seus problemas é preciso conhecer aquilo que você necessita, para conseguir escolher a melhor solução. Quando falamos em nuvem híbrida, temos preços atrativos e a escalabilidade da nuvem pública e a maior privacidade dos dados da nuvem privada. Isso permite o compliance das empresas e ainda traz outras vantagens:

  • Maior flexibilidade, por atuar com dois tipos de nuvem em um único ambiente 
  • Otimização de processos 
  • Reações mais rápidas às mudanças de mercado

Por outro lado, uma estratégia multicloud permite uma variedade maior de benefícios, por combinar diferentes fornecedores – podendo extrair o melhor de cada um deles. Aqui, destacamos algumas das principais vantagens desse tipo de computação em nuvem: 

  • TI como serviço 
  • Sistemas resilientes  
  • Flexibilidade de recursos

A transformação da TI como parte estratégica das empresas tem gerado grande discussão acerca da escolha mais acertada do tipo de nuvem. Em geral, empresas mais robustas, complexas e já bem estabelecidas procuram a nuvem híbrida. Enquanto empresas que buscam elevar seus negócios e realizar uma transformação mais profunda em seus produtos e processos buscam a multicloud. Ainda assim, essa fórmula não é estática, pois nenhuma empresa que tem as mesmas características terá, necessariamente, as mesmas necessidades.  

Por isso, é importante contar com uma consultoria capacitada para agir junto a sua equipe, analisando de maneira personalizada as prioridades do negócio e identificando a solução que mais se adequa ao momento e ao propósito da empresa. Para isso, entre em contato conosco e saiba como escolher a sua estratégia de computação em nuvem.