Home office e monitoramento de TI à distância

Home office para todos da empresa, rígida quarentena e uma ameaça constante de contaminação. Em pouquíssimo tempo, vimos o mundo se reestruturar. Essas mudanças foram sentidas por todos: tanto por aqueles que já tinham uma estrutura operacional bem resolvida quanto por aqueles que precisaram ”trocar o pneu com o carro andando”. Nesse cenário, como manter a empresa funcionando à distância e ainda garantir um monitoramento eficaz da TI? 

A essa altura, sua empresa já deve ter mudado sua operação para home office. Assim, gostaríamos de relembrar a importância do contato direto e da comunicação eficiente com sua equipe. É importante que estejam todos alinhados, afinal, a produtividade precisa ser mantida. Atente-se também para a saúde dos seus colaboradores: na hora de fazer uma call de alinhamento, ou de pedir o relatório diário, sempre pergunte como estão. 

Com o checklist de pessoal feito, é a hora de prestar atenção na segurança da sua operação. Garantindo as pessoas, agora é o momento de olhar para seus equipamentos. Como foi feita a transição dos dados para a nuvem? Houve preocupação com a VPN? Como está sendo o monitoramento do tráfego de dados? Essas são perguntas que você precisa se fazer. 

  • Nuvem 

Eficiente para as trocas de arquivos digitais, essa tecnologia é muito útil para as empresas que não precisam dar acesso total ao sistema interno. Mas já pensou em ter toda a sua operação na nuvem? Isso com certeza facilitaria os processos, principalmente nesse período de quarentena, quando toda sua equipe está em home office. Avalie a transição para o cloud computing, valorizando seus ganhos em produtividade. 

  • VPN  

A Rede Privada Virtual (em português) tem como objetivo a integração de dispositivos remotos às redes corporativas da forma mais segura possível. É através da VPN que conseguimos conectar dois ou mais computadores, permitindo o tráfego de dados de forma segura entre eles. É possível até mesmo a criptografia do tráfego de informações, ou seja, os dados trocados entre os computadores estarão completamente seguros.  

  • Monitoramento  

O monitoramento do tráfego dos dados de rede do computador do colaborador que está em home office é importante para verificar possíveis anomalias. Além de acompanhar os acessos, esses softwares conseguem monitorar horários de entrada e saída dos funcionários. Isso é importante para garantir o cumprimento da jornada de trabalho para que tudo funcione como se estivesse fisicamente na empresa 

Essas três medidas podem não parecer tão simples de serem implementadas, mas farão a diferença na rotina de trabalho da sua equipe e ainda vão garantir a segurança da sua empresa. Para qualquer tipo de monitoramento ou dúvida na sua infraestrutura de TI durante esse momento atípico, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar sua empresa a continuar funcionando, mesmo neste momento de crise.