Como fazer um monitoramento de TI efetivo

A tecnologia da informação é indispensável para qualquer empresa. O monitoramento da TI também. Entretanto, parece que muitas organizações ainda não conhecem o verdadeiro sentido de fazer esse tipo de acompanhamento periódico. Mas sem esse controle, o resultado necessariamente será a obsolescência dos equipamentos, dos sistemas e da rede utilizada, impedindo o bom funcionamento de toda a organização. 

Existem vários benefícios decorrentes do monitoramento da infraestrutura de TI. Alguns deles são: redução de custos operacionais, aumento da segurança, melhor dimensionamento dos investimentos. Além de garantir, ainda, o aumento da produtividade e a estabilização e a rapidez dos sistemas. 

Mesmo assim, é preciso seguir alguns passos para fazer um monitoramento realmente eficaz. Aqui, separamos alguns passos que podem tornar essa ação menos complexa: 

Defina e acompanhe as métricas 

Para gerenciar qualquer operação é preciso saber medir o desempenho. Por isso é necessário criar indicadores que lhe ajudaram na análise futura. Também é importante definir o que precisa ser analisado, por exemplo: se você busca analisar a produtividade de determinado sistema ou aparelho, use métricas de trabalho. Mas se você busca investigar e diagnosticar problemas, trabalhe com métricas de pesquisa, utilizando relatórios de quedas no sistema, por exemplo, que vão apresentar informações relevantes, como a média de capacidade usada, infraestrutura em uso, registro de erros obscuros, etc. 

Gerencie as configurações 

A gestão de configurações aumenta as chances de sucesso, afinal, é através dela que o gestor pode analisar mudanças e identificar possíveis conflitos. Além disso, é esse tipo de gestão que pode evitar o acesso não autorizado, aumentando a proteção de dados. 

Use boas ferramentas de monitoramento 

Por fim, mas não menos importante, saiba quais ferramentas você está utilizando, garantindo a boa procedência delas. Aqui na Winner IT temos um time capacitado, preparado para fazer o monitoramento da sua infraestrutura de TI de maneira completa, através de ferramentas flexíveis, que darão o acompanhamento que o seu negócio precisa. Para saber mais, entre em contato conosco.