O monitoramento proativo da TI e suas vantagens

O monitoramento proativo da infraestrutura de TI é um serviço importante para sua empresa. Trazendo para nossa realidade comum, imagine o seguinte: todos os dias você vai correr pela manhã. Geralmente você sai de casa e está um dia bonito, ensolarado, afinal a cidade onde você mora não costuma chover. Mas nesse dia específico, quando você está na metade da corrida matinal, uma nuvem escura de chuva se forma rapidamente. Só nesse momento você tem a certeza de que não voltará molhado pra casa apenas de suor. Assim também acontece com a sua infraestrutura de TI. 

Enquanto corredor matinal, você percebeu, pela experiência, que a chuva não é comum. Mas se você acompanhasse a previsão do tempo, provavelmente você teria a mesma certeza, sem precisar se molhar nenhum dia. Essa garantia é a que encontramos no monitoramento de TI – de forma ainda mais acurada, pois a previsão do tempo pode errar facilmente, mas na infraestrutura isso é diferente.  

Aqui na Winner IT, por exemplo, contamos com gráficos, alertas, painéis, filtros AD-HOC e outros serviços para levar a excelência ao monitoramento de TI. Dessa forma, será possível evitar os problemas antes mesmo que eles aconteçam. Assim, os servidores, equipamentos de rede, banco de dados e outros componentes importantes da infraestrutura estarão mais protegidos. Aqui, separamos três vantagens do monitoramento proativo da sua infraestrutura de TI: 

  • Redução ou eliminação do tempo de inatividade 

Quando se investe em monitoramento proativo, reduz-se o tempo de inatividade da operação. Afinal, podemos nos antecipar ao problema antes mesmo que ele ocorra. Assim, profissionais de TI e outros gestores podem caminhar juntos, na mesma direção, para evitar grandes danos. 

  • Minimização dos prejuízos gerados por desastre 

Segundo estudo realizado pela Emerson Network Power, as empresas perdem cerca de US$5.000 por minuto em um desastre com a infraestrutura. Esse prejuízo deve-se à redução no número de vendas, perda de clientes e queda na produtividade da equipe. Mas tudo isso pode ser evitado se o ambiente for monitorado de forma proativa. 

  • Melhoria da qualidade dos serviços prestados 

Só é possível melhorar aquilo que se mede. Por isso é tão importante manter o monitoramento da infraestrutura: assim, consegue-se melhorar a qualidade dos serviços prestados, garantindo o funcionamento perfeito da TI. 

Para saber mais sobre esse serviço e garantir uma rápida tomada de decisão para corrigir possíveis problemas na sua infraestrutura, entre em contato conosco e possibilite um ambiente seguro para sua TI.